XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:DT4-FO.1030-1


DT4: DT 4 – GP Fotografia

FOTOGRAFIA CONTEMPORÂNEA: ENTRE OLHARES DIRETOS E PENSAMENTOS OBTUSOS

Ronaldo Entler (Fundação Armando Álvares Penteado)

Resumo

Para conquistar um lugar de respeito entre as artes plásticas, a fotografia buscou negar sua tradição documental. Subsiste-se, no entanto, uma produção com grande penetração nas galerias e bienais de arte contemporânea, que ocorre à revelia dos discursos e das formas mais evidentes da “fotografia construída”: podemos observar documentações constituídas de poses simples e registros frontais, ensaios sobre temáticas aparentemente ingênuas, e procedimentos técnicos pouco elaborados, numa aproximação à fotografia amadora. De um lado, essas experiências podem ser reconhecidas como maduras, na medida em que ignoram a necessidade de responder aos problemas históricos que negavam à fotografia o status de obra de arte; de outro, são acusadas de se apoiar em discursos rebuscados, produzidos na perspectiva da arte-conceitual, para mascarar seu baixo nível de elaboração técnica e estética.


Palavras-chave:  Fotografia contemporânea, Fotografia Construída, Fotografia Direta, Arte Conceitual
਍ഀ