XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:IJ-DT6.1042-1


IJ: Intercom Júnior – Interfaces Comunicacionais

CORPO E COMUNICAÇÃO: A REPRESENTAÇÃO DO CORPO VEICULADA PELA REVISTA BOA FORMA

Sofia Batista Ferraz (Universidade de Fortaleza)

Resumo

Considerando a importância do corpo no processo de subjetivação e socialização do sujeito e que as significações que assume transcendem sua barreira orgânica, este trabalho propõe-se a investigar a representação do corpo veiculada pela revista Boa Forma. Para tal, buscamos contextualizar a representação do corpo na sociedade atual pautada pela moral da boa forma. Assim, investigamos a função da mídia como dispositivo pedagógico para, então, realizarmos nosso objetivo, mediante a análise de conteúdo e discurso. Utilizamos as edições 258 e 259 da revista como corpus da pesquisa, nos detendo na análise da seção Garota da Capa. Em nossa análise, constata-se que a representação de corpo veiculada pela revista está intimamente relacionada àquela vigente na sociedade atual - uma representação norteada pela moral da boa forma.


Palavras-chave:  corpo, representação, mídia, consumo, comunicação
਍ഀ