XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:DT6-CE.1078-1


DT6: DT 6 – GP Comunicação e Esporte

DE 'LA MAGIA' A 'LA MERDE’ – O OLHAR DA IMPRENSA ARGENTINA SOBRE A SELEÇÃO BRASILEIRA NA COPA DO MUNDO DE 2006

Ronaldo George Helal (UERJ-Univeridade do Estado do Rio de Janeiro); Alvaro Vicente (Universidade do Estado do Rio de Janeiro)

Resumo

O artigo analisa o discurso da imprensa argentina sobre a seleção brasileira durante a Copa do Mundo de 2006 nos jornais Clarín, La Nación y Olé. Com a consciência argentina – por meio de leitura dos jornais brasileiros na internet - de que os brasileiros geralmente “torcem” contra sua seleção, questionamos: Estaríamos observando uma mudança no “olhar” argentino sobre o nosso futebol ou a mudança estaria centrada na atitude de “torcer” ou não “torcer” para o Brasil? Nossa hipótese é de que houve um acirramento da rivalidade, principalmente depois do surgimento de Olé na Argentina e Lance! no Brasil, a partir de 1996. Contudo, os argentinos demonstram uma admiração explícita pelo futebol brasileiro, mesmo que já não “torçam” mais pelo Brasil. As informações da falta de reciprocidade do “outro” lado teriam gerado uma mudança de atitude por parte dos argentinos.


Palavras-chave:  Imprensa Argentina, Seleção Brasileira, Copa do Mundo 2006, Jogo Bonito
਍ഀ