XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:DT8-PC.1092-1


DT8: DT 8 – GP Políticas de Comunicação e Cultura

SEMIÓTICA DA CULTURA NA TRADUÇÃO DAS ਍ഀ FRONTEIRAS URBANAS: UM ESTUDO NOS SUPERMERCADOS DE REDE਍ഀ

Desire Blum Menezes Torres (Universidade Federal do Paraná)

Resumo

O presente artigo tem o objetivo de analisar aspectos da semiótica da cultura, com base na mestiçagem cultural, nos supermercados de rede nacional e estrangeira, tendo como foco a comunicação destinada ao público consumidor. A metodologia deste trabalho se baseia em um estudo exploratório, e os procedimentos técnicos foram o levantamento bibliográfico e a observação em redes de supermercado, na cidade de Curitiba-PR. Pode-se verificar que a linguagem do supermercado de rede prioriza o contexto econômico e restringe o fator social, a memória do espaço, o entorno urbano e as relações sociais de troca.


Palavras-chave:  semiótica da cultura, supermercado de rede, fronteiras, mestiçagem cultural, não-lugar
਍ഀ