DT6: DT 6 – NP Comunicação e Culturas Urbanas TELEJORNALISMO E CONSUMO: O PAPEL DOS APRESENTADORES DE TELEJORNAL NO CONSUMO SIMBÓLICO DE MODA Agda Patrícia Pontes de Aquino (Universidade Federal do Rio Grande do Norte)
ResumoO telejornalista cumpre um papel importante na padronização de estilos e no estímulo ao consumo simbólico de moda, seja através da vestimenta, de acessórios ou até mesmo de cortes e cores de cabelo. Por ser um membro da sociedade ao qual se atribui credibilidade e que aparece constantemente na televisão, o apresentador de telejornal acaba se tornando referência no jeito de se vestir, portar, falar e apresentar da população, mesmo que essa forma de aparência não seja condizente com o clima, a etnia ou mesmo as culturas de quem toma esse padrão como referência para si mesmo. A cultura criada pela mídia, o desejo de consumo da sociedade capitalista e a vontade de ser reconhecido pelo outro fazem com que o jornalista de televisão passe a ser um modelo estético imitado pela população, seja essa imitação consciente ou inconsciente. Palavras-chave: Comunicação, Consumo, Corpo, Moda, Telejornalismo |