XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:DT6-CU.1128-1


DT6: DT 6 – NP Comunicação e Culturas Urbanas

TELEJORNALISMO E CONSUMO: O PAPEL DOS APRESENTADORES DE TELEJORNAL NO CONSUMO SIMBÓLICO DE MODA

Agda Patrícia Pontes de Aquino (Universidade Federal do Rio Grande do Norte)

Resumo

O telejornalista cumpre um papel importante na padronização de estilos e no estímulo ao consumo simbólico de moda, seja através da vestimenta, de acessórios ou até mesmo de cortes e cores de cabelo. Por ser um membro da sociedade ao qual se atribui credibilidade e que aparece constantemente na televisão, o apresentador de telejornal acaba se tornando referência no jeito de se vestir, portar, falar e apresentar da população, mesmo que essa forma de aparência não seja condizente com o clima, a etnia ou mesmo as culturas de quem toma esse padrão como referência para si mesmo. A cultura criada pela mídia, o desejo de consumo da sociedade capitalista e a vontade de ser reconhecido pelo outro fazem com que o jornalista de televisão passe a ser um modelo estético imitado pela população, seja essa imitação consciente ou inconsciente.


Palavras-chave:  Comunicação, Consumo, Corpo, Moda, Telejornalismo
਍ഀ