XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:DT2-PP.1143-1


DT2: DT 2 – GP Publicidade e Propaganda

TEM LEITE PARA OS MAMÍFEROS? REFLEXÕES SOBRE MARCA E PUBLICIDADE NA CADEIA PRODUTIVA DO LEITE

Maria Berenice da Costa Machado (UFRGS)

Resumo

Got Milk? (Estados Unidos) e Mamíferos Parmalat (Brasil) são referências de਍ഀ campanhas publicitárias empreendidas na cadeia produtiva do leite: a primeira para਍ഀ promover o consumo do produto e a segunda para divulgar determinada marca. Ambas਍ഀ institucionalizaram-se, conquistaram a preferência dos consumidores, ultrapassaram os਍ഀ objetivos comerciais dos seus anunciantes e são objetos deste estudo. Partimos de uma਍ഀ breve revisão bibliográfica, analisamos as etapas de planejamento, criação e mídia dos਍ഀ dois cases e refletimos sobre as funções da publicidade junto às marcas de leite.


Palavras-chave:  marca, publicidade, leite
਍ഀ