XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:DT6-CC.1156-1


DT6: DT 6 – GP Comunicação, Ciência, Meio Ambiente e Sociedade

O ALUNO DE JORNALISMO E A DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA

Cristiane Portela de Carvalho (Universidade Metodista de São Paulo)

Resumo

À medida que se faz premente a divulgação da ciência na sociedade atual, a ciência, ela mesma, tem ocupado cada vez mais espaço nos meios de comunicação. Os jornalistas, enquanto produtores das notícias, também são responsáveis pela qualidade do que é veiculado sobre ciência. Dessa forma, faz-se necessário entender como estão sendo formados, ainda durante a graduação em Jornalismo, os alunos que serão futuros divulgadores da ciência. Para a consecução desta proposta são analisadas as grades curriculares dos Cursos de Comunicação Social - Habilitação Jornalismo - das Instituições de Ensino Superior (IES) privadas de Teresina-PI, com a finalidade de identificar se os referidos cursos possuem disciplinas específicas que dizem respeito a este tipo de formação. Conclui-se que apenas um curso analisado oferta aos discentes a disciplina Jornalismo Científico e Ambiental.


Palavras-chave:  Ciência, Divulgação Científica, Jornalismo Científico, Jornalismo-Ensino
਍ഀ