XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:DT5-CI.1182-1


DT5: DT 5 - GP Cibercultura

CONSUMO DA INFORMAÇÃO NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA

Luciane Fassarella Agnez (Universidade Federal do Rio Grande do Norte)

Resumo

As tecnologias da comunicação vêm alterando os modos de produção, distribuição e agora, especialmente, de consumo da informação. A disseminação das mídias digitais e das redes móveis de telecomunicação criaram um novo cenário de acesso a informação, com alteração dos processos de mediação como conhecíamos. Esse cenário representa um desafio para o jornalismo e mais ainda para os meios tradicionais de comunicação de massa. Fatos recentes, como o novo blog da Petrobras e a cobertura das eleições presidenciais no Irã, dão indícios de que está sendo exigida uma reconfiguração do processo de produção jornalística. Nosso propósito neste trabalho é levantar questões sobre o consumo da informação na sociedade contemporânea, considerando o tripé tecnologia-sociedade-consumo.


Palavras-chave:  consumo, informação, mídia digital, jornalismo
਍ഀ