DT2: DT 2 – GP Publicidade e Propaganda FALE POR MIM E ME ELEJA! UM ESTUDO DE CASO SOBRE O APELO À AUTORIDADE NO DISCURSO ELEITORAL.ഀ
Luciana Panke (Universidade Federal do Parana); Antonella Iacovone (Universidade Federal do Paraná); Thaise Mendonça (Universidade Federal do Paraná)
ResumoO artigo mostra como o discurso eleitoral dos dois principais candidatos à prefeitura de Curitiba, em 2008, desenvolveu estratégias argumentativas semelhantes durante os programas veiculados no Horário Eleitoral Gratuito em TV, entre os dias 20 de agosto e 1 de outubro de 2008. Com a decupagem do corpus, procurou-se investigar os principais temas abordados, as técnicas argumentativas mais frequentes, assim como a construção da imagem dos candidatos. Dessa forma, percebeu-se o uso da fala de autoridade, desde populares até o Presidente da República, como um dos principais recursos argumentativos dos candidatos. A pesquisa fundamentou-se em conceitos de marketing político e eleitoral (Manhanelli,2008, Queiroz, 2005, Lima, 1998, Iten e Kobayahi, 2002, Bezerra e Silva, 2006) e da Teoria da Argumentação (Perelman e Olbrechts-Tyteca 1996). Palavras-chave: comunicação politica, propaganda eleitoral, discurso eleitoral, Curitiba, argumentação |