DT2: DT 2 – GP Publicidade e Propaganda A MULHER PUBLICITÁRIA, PRECONCEITO E ESPAÇO PROFISSIONAL: ESTUDO SOBRE A ATUAÇÃO DE MULHERES NA ÁREA DE CRIAÇÃO EM AGÊNCIAS DE COMUNICAÇÃO EM CURITIBA. Christiane Monteiro Machado (Universidade Positivo); Julio Cezar Peripolli (Universidade Positivo); Maria Eliza Ferraz Marques (Universidade Positivo)
ResumoO preconceito em relação ao gênero feminino no mercado de trabalho é o tema deste estudo. Na área da criação das agências de publicidade em Curitiba, as mulheres são minoria e ocupam cargos inferiores aos dos homens. Busca-se, então, compreender em que medida existe preconceito, por que a participação da mulher nesta área é inferior à do homem e como se dá a divisão de cargos superiores nessas agências. A contextualização histórica e as discussões de questões de gênero são a base do estudo, que mostra, a partir de entrevistas em profundidade, que as publicitárias, apesar de sofrerem manifestações de preconceito, com brincadeiras de mau gosto e ascensão profissional lenta, conformam-se. O ambiente estudado reproduz na atualidade características históricas de discriminação, que é acatada pelas profissionais como uma manifestação sociocultural natural. Palavras-chave: mulher publicitária, preconceito, questões de gênero, agências de publicidade |