XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:DT2-PP.1206-1


DT2: DT 2 – GP Publicidade e Propaganda

A MULHER PUBLICITÁRIA, PRECONCEITO E ESPAÇO PROFISSIONAL: ESTUDO SOBRE A ATUAÇÃO DE MULHERES NA ÁREA DE CRIAÇÃO EM AGÊNCIAS DE COMUNICAÇÃO EM CURITIBA.

Christiane Monteiro Machado (Universidade Positivo); Julio Cezar Peripolli (Universidade Positivo); Maria Eliza Ferraz Marques (Universidade Positivo)

Resumo

O preconceito em relação ao gênero feminino no mercado de trabalho é o tema deste estudo. Na área da criação das agências de publicidade em Curitiba, as mulheres são minoria e ocupam cargos inferiores aos dos homens. Busca-se, então, compreender em que medida existe preconceito, por que a participação da mulher nesta área é inferior à do homem e como se dá a divisão de cargos superiores nessas agências. A contextualização histórica e as discussões de questões de gênero são a base do estudo, que mostra, a partir de entrevistas em profundidade, que as publicitárias, apesar de sofrerem manifestações de preconceito, com brincadeiras de mau gosto e ascensão profissional lenta, conformam-se. O ambiente estudado reproduz na atualidade características históricas de discriminação, que é acatada pelas profissionais como uma manifestação sociocultural natural.


Palavras-chave:  mulher publicitária, preconceito, questões de gênero, agências de publicidade
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