DT6: DT 6 – GP Comunicação, Ciência, Meio Ambiente e Sociedade ESTRATÉGIAS TEÓRICAS DE MIDIATIZAÇÃO E AGENDAMENTO DO DISCURSO CIENTÍFICO Jefferson Garrido de Araujo Neto (Universidade do Vale do Rio dos Sinos)
ResumoAlgumas pesquisas acadêmicas que estudam os enunciados da mídia têm sinalizado para a importância de serem desenvolvidas habilidades estratégico-discursivas nos indivíduos-produtores dos discursos midiáticos (jornalistas). Nesse sentido, se faz necessário compreender como eles constroem os seus discursos-produtos na tentativa de agendar os interlocutores e transformá-los em receptores-consumidores de assuntos da mídia, como ciência e tecnologia, através da ação de midiatização do discurso. O objetivo deste artigo é iniciar uma reflexão teórica sobre algumas estratégias argumentativas de midiatização da sociedade (e do discurso). Essas luzes teóricas poderão dar pistas para a tese de doutorado, em início de construção. Palavras-chave: divulgação científica, midiatização, agendamento, estratégias discursivas |