XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:DT6-CC.1208-1


DT6: DT 6 – GP Comunicação, Ciência, Meio Ambiente e Sociedade

ESTRATÉGIAS TEÓRICAS DE MIDIATIZAÇÃO E AGENDAMENTO DO DISCURSO CIENTÍFICO

Jefferson Garrido de Araujo Neto (Universidade do Vale do Rio dos Sinos)

Resumo

Algumas pesquisas acadêmicas que estudam os enunciados da mídia têm sinalizado para a importância de serem desenvolvidas habilidades estratégico-discursivas nos indivíduos-produtores dos discursos midiáticos (jornalistas). Nesse sentido, se faz necessário compreender como eles constroem os seus discursos-produtos na tentativa de agendar os interlocutores e transformá-los em receptores-consumidores de assuntos da mídia, como ciência e tecnologia, através da ação de midiatização do discurso. O objetivo deste artigo é iniciar uma reflexão teórica sobre algumas estratégias argumentativas de midiatização da sociedade (e do discurso). Essas luzes teóricas poderão dar pistas para a tese de doutorado, em início de construção.


Palavras-chave:  divulgação científica, midiatização, agendamento, estratégias discursivas
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