XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:IJ-DT4.1214-1


IJ: Intercom Júnior - Comunicação Audiovisual

A NARRATIVA CINEMATOGRÁFICA EM "MAGNÓLIA": EMPARELHAMENTO E VEROSSIMILHANÇA

Érico Oliveira de Araújo Lima (Universidade Federal do Ceará)

Resumo

Este artigo trata dos procedimentos narrativos cinematográficos empregados no filme “Magnólia” pelo diretor Paul Thomas Anderson. A investigação aqui empreendida foca os mecanismos cinematográficos que permitem ao cineasta narrar sua história. Trabalha-se com a noção de emparelhamento, de Bremond (1973), para explicar o processo de junção das histórias paralelas no filme. Investiga-se o desenrolar das tramas, a dinâmica da narrativa em aspectos de estética cinematográfica. Finalmente, aborda-se questão fundamental na narrativa de “Magnólia”, a verossimilhança, discutida a partir de Metz (1972), Vernet (1995) e do próprio filme.


Palavras-chave:  narrativa, cinema, “Magnólia”, emparelhamento, verossimilhança
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