XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:DT1-JI.1236-1


DT1: DT 1 – GP Jornalismo Impresso

A SAÚDE NAS MÍDIAS IMPRESSAS: UMA ANÁLISE DO਍ഀ CONTRATO DE LEITURA DE "VEJA" E "ISTOÉ" ਍ഀ

Janete de Pascoa Rodrigues (Universidade Federal do Piauí)

Resumo

Este estudo foi desenvolvido a partir de uma análise comparativa entre os discursos de saúde nas revistas “Veja” e “Istoé” editadas no periodo de janeiro a junho de 2007. O suporte teórico foi constituido sobre os conceitos de contrato de leitura, polifônia, e heterogeneidade enunciativa formulados por Eliseo Verón, Mikail Bahktin, Cremilda Medina e outros. Verificamos que “Veja” priorizou sentidos de prevenção de patologias e “Istoé” de terapia; “Veja” não apresenta seção e periodocidade nas publicações sobre saúde, permanentes; “Istoé” matém uma seção de saúde e periodicidade constante; “Veja” se dirige ao leitor que busca mater-se saudável; “Istoé” ao leitor em busca de informação sobre doenças. Ambas utilizam com frequência as vozes dos médicos e dos usuários de produtos e serviços de saúde, sendo que “Istoé” recorre mais as vozes dos últimos que “Veja”.


Palavras-chave:  Contrato de leitura, mídias impressas, saúde
਍ഀ