IJ: Intercom Júnior – Estudos Interdisciplinares da Comunicação JUMUN: PENSANDO O SUCESSO OCIDENTAL DA CULTURA POP ASIÁTICA ATRAVÉS DA BOYBAND SUL-COREANA DONG BANG SHIN KI.ഀ
DT 8 – ESTUDOS INTERDISCIPLINARES DA COMUNICAÇÃO Talita de Cássia Mota (UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA)
ResumoA música é uma forma de arte que reflete modos de pensar e agir, a cultura e por isso mesmo é utilizada como uma das maneiras de se conhecer e divulgar o país para o estrangeiro. Mesmo quando não há divulgação oficial pelos meio tradicionais (rádio, TV ou jornal), a internet passa a ser o meio essencial para visualização de outras culturas a partir do país de origem, sem intermediários que poderiam distorcer sua imagem. Por isso, este artigo pretende enxergar a música como forma de comunicação de uma cultura diferente da nossa e assim, pensar a internet como o meio que possibilita a disseminação, conhecimento e consumo de produtos da cultura pop sul coreana, vendo nesse movimento a reinterpretação e/ou construção de novas identidades culturais gerando um processo de hibridização cultural. Palavras-chave: comunicação, cultura, internet, identidade |