DT4: DT 4 – NP Ficção Seriada MERCHANDISING COMERCIAL E MERCHANDISING SOCIAL: OS PROTAGONISTAS DE GRANDES SUCESSOS DA TELENOVELA BRASILEIRA Viviane Sales Martins (Universidade Federal de Goi�s); Goiam�rico Fel�cio Carneiro dos Santos (Universidade Federal de Goi�s)
ResumoEsta pesquisa analisa os papéis do merchandising social e comercial no enriquecimento do enredo de telenovelas que serviram como marcos ao longo de quase quarenta anos, no Brasil (a análise considera o intervalo de 1969 a 2005). Entende-se que o que transforma a novela em notícia é a discussão que ela gera na sociedade, os temas que ela coloca em debate, e as repercussões que o merchandising, seja ele comercial ou social, gera para a emissora e, consequentemente, para os veículos que patrocinam a novela. A telenovela brasileira é tratada aqui como um dos produtos televisivos que mais induzem ao consumo e como um importante programa de difusão de idéias e comportamentos. Palavras-chave: merchandising, telenovela, consumo, cotidiano, discussões polêmicas |