XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:DT8-PC.1265-1


DT8: DT 8 – GP Políticas de Comunicação e Cultura

IDENTIDADE, PRODUÇÃO TELEVISIVA LOCAL E SUBSISTÊNCIA DE EMISSORAS AFILIADAS

Adriana Stürmer (Centro Universitário Feevale)

Resumo

Neste artigo, estudamos uma das estratégias adotadas por emissoras locais para manter sua subsistência e obter legitimação junto às comunidades. Essas emissoras, integrantes de redes de televisão nacionais, inserem conteúdos locais em sua programação. Focamos a pesquisa em uma emissora da Rede Brasil Sul de Comunicações, afiliada da Rede Globo e localizada no interior do Rio Grande do Sul. A emissora adota uma política de produção editorial descentralizada e utiliza seu espaço comercial para veicular conteúdos produzidos localmente e alinhados às identidades da microrregião de abrangência. Ilustramos esta prática apresentando, como exemplo, um produto que está há quase sete anos no ar, cuja temática é a preservação da memória dos antepassados.


Palavras-chave:  televisão, produção local, identidade
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