XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:IJ-DT2.1300-1


IJ: Intercom Júnior – Publicidade e Propaganda

O MARKETING NAS IGREJAS NEOPENTECOSTAIS: UM ESTUDO DE CASO DA UNIVERSAL DO REINO DE DEUS

Camila Miranda Pinheiro (Universidade de Fortaleza); Davi de Castro Rocha (Universidade de Fortaleza)

Resumo

Este trabalho consiste em analisar o crescimento das denominações neopentecostais no Brasil através do estudo de suas principais características, examinadas sob a ótica do marketing. Para tanto, relacionamos aspectos destas Igrejas, dando ênfase a Igreja Universal do Reino de Deus, com os conceitos: “posicionamento”, “tendências de mercado” e “marketing experimental”. Durante o desenvolvimento, após uma breve contextualização histórica do cristianismo e das teorias de marketing elencadas, cruzamos as práticas e princípios iurdianos com estes fundamentos, escolhidos pela semelhança entre as características apresentadas e os referidos conceitos, estabelecendo um intrincado paralelo.


Palavras-chave:  Neopentecostalismo, Igreja Universal, Marketing, Religião
਍ഀ