DT6: DT 6 – GP Comunicação e Educação RELAÇÕES INTERDISCIPLINARES NA AÇÃO DE PROJETAR AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM Sílvia Porto Meirelles Leite (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)
ResumoO estudo analisa as relações interdisciplinares na ação de projetar Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs). Com isso, busca-se refletir sobre o envolvimento de projetistas oriundos de diferentes áreas do conhecimento na produção de materiais destinados à Educação a Distancia (EAD), tendo em vista que essa é uma prática cada vez mais presente nas instituições de ensino. Para tanto, vislumbram-se os desequilíbrios e as reequilibrações decorrentes dessas relações, o que converge para um estudo das interações entre projetistas com diferentes formações acadêmicas e das formalizações que caracterizam a ação de projetar. A fim de compreender as relações interdisciplinares nesse processo, propõe-se um estudo de caso com o grupo de pesquisa NUTED da UFRGS, no qual trabalham projetistas oriundos dos cursos de Comunicação Social, Pedagogia e Informática. Palavras-chave: interdisciplinaridade, ação de projetar, interação, formalização |