XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:DT6-CD.1334-1


DT6: DT 6 – GP Comunicação e Educação

RELAÇÕES INTERDISCIPLINARES NA AÇÃO DE PROJETAR AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM

Sílvia Porto Meirelles Leite (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)

Resumo

O estudo analisa as relações interdisciplinares na ação de projetar Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs). Com isso, busca-se refletir sobre o envolvimento de projetistas oriundos de diferentes áreas do conhecimento na produção de materiais destinados à Educação a Distancia (EAD), tendo em vista que essa é uma prática cada vez mais presente nas instituições de ensino. Para tanto, vislumbram-se os desequilíbrios e as reequilibrações decorrentes dessas relações, o que converge para um estudo das interações entre projetistas com diferentes formações acadêmicas e das formalizações que caracterizam a ação de projetar. A fim de compreender as relações interdisciplinares nesse processo, propõe-se um estudo de caso com o grupo de pesquisa NUTED da UFRGS, no qual trabalham projetistas oriundos dos cursos de Comunicação Social, Pedagogia e Informática.


Palavras-chave:  interdisciplinaridade, ação de projetar, interação, formalização
਍ഀ