XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:DT5-CI.1430-1


DT5: DT 5 - GP Cibercultura

A COMUNICAÇÃO MEDIADA SOB A ÓTICA DOS GÊNEROS: PERCEPÇÃO E PREFERÊNCIAS NO AMBIENTE ONLINE

Renata Francisco Baldanza (Universidade Federal da Bahia); Nelsio Rodrigues de Abreu (Universidade Federal de Alagoas); Alcides Carlos de Araujo (Universidade Federal de Alagoas)

Resumo

A comunicação via internet está cada vez mais presente no cotidiano social contemporâneo, e a absorção dessa modalidade comunicativa que proporciona interação rápida em rede tende a aumentar ainda mais. A partir daí, faz-se necessário o conhecimento das particularidades de percepções, desejos e opiniões de homens e mulheres, que por vezes podem ser diferenciadas. Tais práticas, poderão assim direcionar de forma mais eficaz a comunicação mediada online, e vários segmentos poderão se beneficiar do conhecimento dessas peculiaridades como organizações, escolas, sites de diversas finalidades e outros. Esta pesquisa objetivou analisar a comunicação na internet sob a ótica dos gêneros, vislumbrando compreender seus anseios, percepções e preferências na comunicação online. Para tanto, utilizamos métodos quantitativos para análise dos dados coletados através de um questionário estruturado online.


Palavras-chave:  Comunicação Mediada, Gênero, Internet, Cibercultura
਍ഀ