XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:IJ-DT6.1460-1


IJ: Intercom Júnior – Interfaces Comunicacionais

DA TELENOVELA À SALA DE AULA: CONFLITOS E APRENDIZAGENS

Daiana Weber Chagas (Universidade Federal de Santa MAaia); Rosane Rosa (Universidade Federal de Santa Maria)

Resumo

Além da família e da escola, a mídia, também integra a realidade sociocultural de crianças e de adolescentes, desempenhando um papel fundamental na formação e na educação dessas. Diariamente a mídia noticiosa e ficcional mostra realidades do ambiente escolar que dificultam o processo de ensino aprendizagem. A partir de uma relação direta entre mídia e educação, este artigo apresenta, sucintamente, os resultados de um trabalho de educomunicação, desenvolvido na Escola Amália Germano de Paula. O produto midiático analisado junto aos grupos focais foi uma cena da telenovela “Caminho das índias”, exibida na Rede Globo que mostra problemas de indisciplina em sala de aula. A telenovela mostrou-se um importante instrumento para pensar e problematizar questões difíceis de serem abordadas, apenas, pelo discurso do professor.


Palavras-chave:  educação, mídia, telenovela, violência
਍ഀ