XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:DT1-JI.1466-1


DT1: DT 1 – GP Jornalismo Impresso

JORNALISMO IMPRESSO E INDÚSTRIA CULTURAL: UMA ਍ഀ INTERPRETAÇÃO POSSÍVEL਍ഀ

Marina Lee Colbachini (Universidade de Campinas); Leila Cristina Bonfietti Lima (Universidade de Campinas)

Resumo

O presente trabalho revisita a história do jornalismo impresso, com maior enfoque no fortalecimento dos jornais populares. O objetivo é avaliar em que medida o conceito de indústria cultural proposto por Adorno e Horkheimer no texto “Conceito de Iluminismo” (1999), após a 2ª Guerra Mundial, pode esclarecer as contradições e determinações deste tipo de produção jornalística. Num segundo momento observa-se como os grandes periódicos, constituem juntamente com os jornais populares um dos artefatos da indústria cultural.


Palavras-chave:  História do jornalismo, jornalismo impresso, jornais populares, indústria cultural
਍ഀ