DT2: DT 2 – GP Publicidade e Propaganda RBS E GENTE GAÚCHA: HISTÓRIAS DE PRIMEIRA GERAÇÃO Maria Lilia Dias de Castro (Universidade Federal de Santa Maria)
ResumoA base do artigo é o reconhecimento de uma função televisual que praticamente permeia as demais e que talvez seja a mais característica: a promoção. Marca registrada da televisão comercial, a função promocional é regida pelas leis do mercado e, assim, é determinante na receita da emissora, pela garantia de estabilidade econômica e de sustentabilidade que oferece. O artigo começa pela conceituação da função promocional como uma noção simples e abstrata; discute depois a instância da ação, que se atualiza em movimentos de divulgação e projeção, para chegar ao que se pode denominar de autopromoção televisual. No plano da análise, reexamina os conceitos no plano da empresa gaúcha (RBS/TV), e elege um tipo de programa da emissora (Primeira Geração) para nele reconhecer as estratégias utilizadas no que se refere à promoção e autopromoção. Palavras-chave: promoção, ação promocional, publicização, projeção |