XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:IJ-DT4.1504-1


IJ: Intercom Júnior - Comunicação Audiovisual

PROPAGANDA ELEITORAL E CONSTRUÇÃO DE IMAGENS-SIGNOS:਍ഀ A VISUALIDADE NA CAMPANHA DE MARGARIDA SALOMÃO À PREFEITURA JUIZFORANA (2008)

Ludimilla Alvarenga Fonseca (Universidade Federal de Juiz de Fora); Rodrigo Souza (Universidade Federal de Juiz de Fora)

Resumo

Considerando a televisão como o novo palanque, isto é, como o atual ambiente dos debates políticos, busca-se entender o papel e a importância do Horário de Propaganda Eleitoral Gratuita (HPEG) na disputa pela Prefeitura de Juiz de Fora-MG਍ഀ em 2008. Por meio da análise semiológica dos elementos visuais dos programas de TV da candidata petista Margarida Salomão no primeiro turno daquele pleito (e tendo como਍ഀ pano de fundo a hipótese de que a propaganda televisiva supervaloriza a imagem e é direcionada aos eleitores medianos, os eleitores-espectadores), procura-se apontar quais significados tinham e que papeis estratégicos cumpriram na campanha os elementos visuais ali presentes.


Palavras-chave:  Comunicação, HPEG, Semiologia, eleitores-espectadores, Margarida Salomão
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