IJ: Intercom Júnior - Comunicação Audiovisual PROPAGANDA ELEITORAL E CONSTRUÇÃO DE IMAGENS-SIGNOS:ഀ
A VISUALIDADE NA CAMPANHA DE MARGARIDA SALOMÃO À PREFEITURA JUIZFORANA (2008) Ludimilla Alvarenga Fonseca (Universidade Federal de Juiz de Fora); Rodrigo Souza (Universidade Federal de Juiz de Fora)
ResumoConsiderando a televisão como o novo palanque, isto é, como o atual ambiente dos debates políticos, busca-se entender o papel e a importância do Horário de Propaganda Eleitoral Gratuita (HPEG) na disputa pela Prefeitura de Juiz de Fora-MGഀ
em 2008. Por meio da análise semiológica dos elementos visuais dos programas de TV da candidata petista Margarida Salomão no primeiro turno daquele pleito (e tendo comoഀ
pano de fundo a hipótese de que a propaganda televisiva supervaloriza a imagem e é direcionada aos eleitores medianos, os eleitores-espectadores), procura-se apontar quais significados tinham e que papeis estratégicos cumpriram na campanha os elementos visuais ali presentes. Palavras-chave: Comunicação, HPEG, Semiologia, eleitores-espectadores, Margarida Salomão |