XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:DT8-PC.1510-1


DT8: DT 8 – GP Políticas de Comunicação e Cultura

O NEGÓCIO DA MÍDIA BRASILEIRA: SUAS ESTRATÉGIAS, SUAS POLÍTICAS

Eula Dantas Taveira Cabral (Ministério de Ciência e Tecnologia)

Resumo

O objetivo deste artigo é mostrar o que é, como funciona e quais são as estratégias dos Grupos de Mídia brasileiros. Leva-se em consideração a relação com a economia, política e novas tecnologias. Através de pesquisas bibliográfica, documental e de entrevistas, chegou-se às seguintes conclusões: a mídia brasileira é um negócio; não há respeito em relação à legislação comunicacional e o motivo é claro: não se visa o melhor para os brasileiros, mas algo rentável e de acordo com as vontades dos empresários da mídia; a digitalização das comunicações vem se tornando realidade por que é algo que interessa aos moguls midiáticos; a relação entre os políticos e os empresários do setor só traz prejuízos para a população; a democratização das comunicações só se tornará realidade se o cenário comunicacional mudar radicalmente.


Palavras-chave:  Grupos de Mídia, Mídia Brasileira, estr midiáticas internacionais, estratégias midiáticas locais, Políticas de Comunicação
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