XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:IJ-DT8.1538-1


IJ: Intercom Júnior – Estudos Interdisciplinares da Comunicação

ANÁLISE DAS AÇÕES DE RESPONSABILIDADE SOCIAL DAS GRANDES EMPRESAS NA IDENTIDADE CAPIXABA.

Giordany Bossato Soave (Centro Universitário Vila Velha)

Resumo

Analisa, por meio de pesquisa realizada no jornal “A Gazeta”, no período de janeiro a junho de 2008, o investimento em responsabilidade social realizado pelas grandes empresas localizadas na região metropolitana de Vitória, Espírito Santo, a respeito da identidade sociocultural capixaba. Fundamenta-se, teórico-metodologicamente, em Stuart Hall e Peter Burke, relacionado ao estudo das questões identitárias e, em Fernando Tenório, a respeito da responsabilidade social empresarial. Entende a associação conceitual entre responsabilidade social e identidade cultural como uma via de mão dupla, fortalecendo tanto a imagem da empresa perante a sociedade, quanto as culturas locais. Conclui que falta uma efetiva participação das empresas no desenvolvimento da identidade sociocultural capixaba, pois a maior parte das matérias e anúncios pesquisados não possuía investimento das grandes empresas.


Palavras-chave:  Responsabilidade social, identidade cultural, cultura capixaba
਍ഀ