XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:IJ-DT5.1552-1


IJ: Intercom Júnior - Comunicação Multimídia

UM CONTO DE MENTIRAS, VIOLÊNCIA E MORTE DA INFORMAÇÃO

Guilherme Tortelli de Oliveira (Universidade Católica de Pelotas)

Resumo

Talvez despropositadamente, nunca saberemos, a Petrobrás expôs em seu blog interno perguntas que lhe foram enviadas por jornalistas vinculados aos jornais O Estado de São Paulo, Folha de São Paulo e O Globo, acompanhadas das respostas oficiais da empresa. A manobra foi considerada antiética pelos entrevistadores, desencadeando uma enorme discussão relativa ao monopólio da informação no ciberespaço, envolvendo os próprios meios de comunicação — tanto como agentes, quanto como palco da disputa. Olhando mais atentamente para essa discussão, o presente artigo, embasando-se principalmente em trabalhos de Jean Baudrillard e interpretações de Alexander Galloway, propõe uma análise da disputa como espetáculo, onde, diferentemente do que se aparenta, não há nenhuma informação verdadeiramente envolvida, devorando todo seu significado.


Palavras-chave:  informação, simulacro, espetáculo, alienação
਍ഀ