IJ: Intercom Júnior – Publicidade e Propaganda FLASH MOBS, MOVIMENTOS QUE TRANSCENDEM O CIBERESPAÇO: UMA FERRAMENTA ALTERNATIVA DE COMUNICAÇÃO. Éverton Bohn Kist (Centro Universitário Franciscano)
ResumoPara definir Flash Mob (ou Flash Mobilization) como o ato ou mobilização organizada no campo virtual que transcende a barreira do ciberespaço e concretiza-se no mundo real, este trabalho recorre à distinção entre virtual e real encontrada em Pierre Lévy, ao conceito de líderes de opinião, em Mauro Wolf, aos conceitos de territorialização e desterritorialização, em Deleuze e Guattari, e tribalização, em Michel Maffesoli. O que se intenta porém, é uma análise do fenômeno comunicacional Flash Mob a partir de um ponto de vista publicitário. Demonstrando assim, que estes eventos podem ser ferramentas alternativas de comunicação. Para tanto, recorre-se também aos conceitos de publicidade de guerrilha, em Dorrian, marketing viral, em Andrade, Mazzon e Katz, e buzzmarketing em Rosen, e Thomas. Palavras-chave: Flash Mob, Mobilização Instantânea, Publicidade, Marketing, Ciberespaço |