XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:IJ-DT8.1568-1


IJ: Intercom Júnior – Estudos Interdisciplinares da Comunicação

AVALIAÇÃO DA COMPETÊNCIA LEITORA EM ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS INGRESSANTES

Josiane Apareceida Canterle (Universidade Federal de Santa Maria); Heloise Trentin Santi (Universidade Federal de Santa Maria/Cesnors); Elias José Mengarda (Universidade Federal de Santa Maria/Cesnors)

Resumo

Esta pesquisa tem o objetivo de verificar a competência leitora em estudantes universitários ingressantes no Centro de Educação Superior Norte-RS. Para tanto, aplicou-se o teste cloze como instrumento de avaliação. A pesquisa procura avaliar o desempenho acadêmico nas disciplinas tanto em ciências exatas quanto nas humanas dos cursos testados. Além disso, procurou-se observar as correlações com o nível de proficiência em leitura. Mediante os dados gerados pelo teste cloze foram realizadas análises de correlações entre as notas curriculares. Dos resultados obtidos, verificou-se que nem sempre a melhor nota ou média obtida na avaliação equivale a melhor nota, ou melhor, média curricular. De modo geral, os dados mostrados pelo teste cloze e cruzados com as notas apresentadas pelo histórico escolar dos acadêmicos revelam que a proficiência geral em leitura dos mesmos é baixa.


Palavras-chave:  competência leitora, metacognição, metaliguística, teste cloze
਍ഀ