XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:IJ-DT5.1569-1


IJ: Intercom Júnior - Comunicação Multimídia

AS NOVAS ESTRATÉGIAS DE DISTRIBUIÇÃO E DIVULGAÇÃO DE MÚSICA

Alexandre Bussadori Tomioka (ESPM � Escola Superior de Propaganda e Marketing)

Resumo

A antiga indústria fonográfica se baseava em um modelo de venda de cópias, ou seja, na venda do arquivo de música atrelado à alguma mídia, como o compact disc (CD). Os avanços tecnológicos, como o barateamento de computadores pessoais e o desenvolvimento da internet minaram o modelo de negócios dessa indústria. O objetivo do artigo é apontar as causas da destruição do modelo antigo da indústria, assim como indicar as novas tendências e ações realizadas nesse novo panorama. Diversas formas de se ganhar dinheiro com música aparecem e, muitas vezes, empresas relacionadas ao setor de tecnologia acabam por abocanhar um fatia do dinheiro que circula nesse grande mercado.


Palavras-chave:  indústria fonográfica, internet, modelo de negócios
਍ഀ