XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:DT1-TE.1602-1


DT1: DT 1 – GP Telejornalismo

MARCAS DO JORNALISMO NO MAIS VOCÊ

Jussara Peixoto Maia (Universidade Federal da Bahia)

Resumo

Este artigo analisa o modo como marcas textuais e discursivas do telejornalismo no Mais Você são usadas para expressar valores caros à ideologia que relaciona jornalismo com interesse público, imediaticidade, objetividade, autonomia e ética, à lógica da indústria do entretenimento. A revista eletrônica é observada como exemplo da tensão pela combinação de informação jornalística e entretenimento. Investigamos a inserção mais intensa de informações jornalísticas, numa tendência inversa àquela de programas informativos com recursos do entretenimento, identificados como produtos do infotainment, uma estratégia que traz questões para o jornalismo contemporâneo. A análise, com os referenciais dos Estudos Culturais, utiliza o conceito de modo de endereçamento, e as estratégias de comunicabilidade de atrações e contar história.


Palavras-chave:  telejornalismo, entretenimento, infotainment
਍ഀ