DT1: DT 1 – GP Telejornalismo MARCAS DO JORNALISMO NO MAIS VOCÊ Jussara Peixoto Maia (Universidade Federal da Bahia)
ResumoEste artigo analisa o modo como marcas textuais e discursivas do telejornalismo no Mais Você são usadas para expressar valores caros à ideologia que relaciona jornalismo com interesse público, imediaticidade, objetividade, autonomia e ética, à lógica da indústria do entretenimento. A revista eletrônica é observada como exemplo da tensão pela combinação de informação jornalística e entretenimento. Investigamos a inserção mais intensa de informações jornalísticas, numa tendência inversa àquela de programas informativos com recursos do entretenimento, identificados como produtos do infotainment, uma estratégia que traz questões para o jornalismo contemporâneo. A análise, com os referenciais dos Estudos Culturais, utiliza o conceito de modo de endereçamento, e as estratégias de comunicabilidade de atrações e contar história. Palavras-chave: telejornalismo, entretenimento, infotainment |