XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:DT8-EP.1683-1


DT8: DT 8 – GP Economia Política da Informação, Comunicação e Cultura

O NOME DO JOGO: “INTERESSE NACIONAL” – A MIDIATIZAÇÃO DE UM CONCEITO AMBÍGUO਍ഀ

Ivan Elizeu Bomfim Pereira (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)

Resumo

O presente artigo busca discutir a questão da midiatização do interesse nacional. Longe do sentido consensual com o qual aparece na mídia, a noção de interesse nacional é ampla, cambiante e, principalmente, ambígua. Amparados em autores da Economia Política da Comunicação, buscamos explicitar as relações entre empresas midiáticas e a definição dos interesses estatais, além de articularmos áreas como as Ciências Sociais e as Relações Internacionais para observar a relação entre os termos “interesse” e “nacional”. Num segundo momento, faremos alusão à utilização do conceito de Hermenêutica de Profundidade, de Thompson (1995), para a observação da articulação entre diferentes instâncias do processo midiático na construção do referido conceito e sua publicização.


Palavras-chave:  midiatização, interesse nacional, conglomerados midiáticos, identidade nacional, publicização
਍ഀ