XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:DT6-CU.1707-1


DT6: DT 6 – NP Comunicação e Culturas Urbanas

DO VERMELHO-SANGUE AO ROSA-CHOQUE: O MITO DO VAMPIRO E SUAS TRANSFORMAÇÕES NO IMAGINÁRIO MIDIÁTICO DO SÉCULO XXI

Rita Aparecida da Conceição Ribeiro (Universidade do Estado de Minas Gerais)

Resumo

O mito do vampiro esteve presente em todas as sociedades, independente do nome que a criatura levava. A ideia do sangue como fonte de energia e, consequentemente de juventude, propiciou o desenvolvimento de histórias que tiveram na criação de Drácula de Bram Stoker a sua versão definitiva. Podemos apontar o cinema como o principal responsável pela disseminação do mito do vampiro ao longo do século XX nas suas mais variadas formas: desde o monstro devorador sem alma até o novo estereótipo do romantismo do século XXI. O trabalho, parte de uma pesquisa mais ampla sobre mitos urbanos, visa apresentar as transformações do mito do vampiro e o processo de encantamento e identificação do espectador, principalmente os jovens, com o personagem.


Palavras-chave:  identificação do espectador, vampiros, produção/consumo cultural e me
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