DT6: DT 6 – NP Comunicação e Culturas Urbanas DO VERMELHO-SANGUE AO ROSA-CHOQUE: O MITO DO VAMPIRO E SUAS TRANSFORMAÇÕES NO IMAGINÁRIO MIDIÁTICO DO SÉCULO XXI Rita Aparecida da Conceição Ribeiro (Universidade do Estado de Minas Gerais)
ResumoO mito do vampiro esteve presente em todas as sociedades, independente do nome que a criatura levava. A ideia do sangue como fonte de energia e, consequentemente de juventude, propiciou o desenvolvimento de histórias que tiveram na criação de Drácula de Bram Stoker a sua versão definitiva. Podemos apontar o cinema como o principal responsável pela disseminação do mito do vampiro ao longo do século XX nas suas mais variadas formas: desde o monstro devorador sem alma até o novo estereótipo do romantismo do século XXI. O trabalho, parte de uma pesquisa mais ampla sobre mitos urbanos, visa apresentar as transformações do mito do vampiro e o processo de encantamento e identificação do espectador, principalmente os jovens, com o personagem. Palavras-chave: identificação do espectador, vampiros, produção/consumo cultural e me |