XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:IJ-DT5.1738-1


IJ: Intercom Júnior - Comunicação Multimídia

A SUPER É HIPER? UM ESTUDO DAS CARACTERÍSTICAS DO WEBJORNALISMO NA PUBLICAÇÃO SUPERINTERESSANTE

Juliana Francisca Razaboni (Universidade Federal de Mato Grosso); Karina Galli Fraga da Silva (Universidade Federal de Mato Grosso); Janaína Cristina Marques Capobianco (Universidade Federal de Mato Grosso)

Resumo

Este trabalho busca analisar as características do webjornalismo, hipertextualidade, multimidialidade, interatividade, personalização, memória e atualização contínua, na publicação Superinteressante. Para isto utiliza-se de pesquisa bibliográfica e análise das publicações utilizando os conceitos propostos por Luciana Mielniczuk e Beatriz Ribas acerca das características e fases do jornalismo na Internet. A análise foi feita, inicialmente, no meio impresso, e posteriormente verificamos o site da revista que abriga nove blogs. A partir dos dados obtidos, observamos que o site se utiliza das características do webjornalismo, ainda que este seja um campo em constante transformação, e que o suporte impresso também permite a utilização de características aparentemente restritas ao meio digital.


Palavras-chave:  Webjornalismo, Internet, Comunicação, Superinteressante
਍ഀ