XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:DT1-TJ.1747-1


DT1: DT 1 - GP Teoria do Jornalismo

ASSINE AQUI: OS PACTOS DE LEITURA ENTRE A REVISTA ELLE E SUAS LEITORAS

Daniela Maria Schmitz (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)

Resumo

A proposta deste texto é discutir parte do referencial teórico construído em minha pesquisa de mestrado para compreender as relações entre o produto da imprensa feminina “editoriais de moda da revista Elle” e a sua recepção, focalizando os pactos de leitura que são instituídos entre essas duas instâncias. Essa problematização faz parte de uma pesquisa maior em que se buscou investigar como a feminilidade é construída na moda desta revista, focando por um lado a análise das páginas da publicação e, por outro, o processo de apropriação destes conteúdos por leitoras habituais. Para empreender a discussão, trabalho a partir dos conceitos campo de efeitos de sentidos (Verón), contrato de leitura (Fausto Neto) e modos de endereçamento (Ellsworth). Ao final, discuto parte dos resultados de como se configuram os vínculos entre a revista e suas leitoras.


Palavras-chave:  revista, moda, contrato de leitura, imprensa feminina
਍ഀ