DT5: DT 5 - GP Cibercultura CONTEÚDO GERADO PELO CONSUMIDOR: REFLEXÕES SOBRE SUA APROPRIAÇÃO PELA COMUNICAÇÃO CORPORATIVAഀ
Sandra Portella Montardo (Centro Universitário Feevale)
ResumoEste artigo propõe uma reflexão sobre as apropriações de conteúdo gerado pelo consumidor (CGC) pela comunicação corporativa. Se, por um lado, há organizações que propõem espaços de conversação on-line com os seus públicos, estimulando a geração de algum tipo de conteúdo na web, por outro, quais seriam os motivos para levar um internauta a fazê-lo em um espaço controlado pela marca, se ele tem toda a web para isso? Para responder a essa questão, analisa-se os usos comunicacionais de duas marcas que proporcionam a geração de conteúdo pelos internautas: Pq?pedia (Pepsi) e Nike Corre (Nike). As categorias que balizam a avaliação desses usos quanto a mobilização à geração de conteúdo são os valores construídos em redes sociais na internet: visibilidade, reputação, popularidade e autoridade (Recuero, 2009). Palavras-chave: Conteúdo Gerado por Consumidor, Comunicação Corporativa, Comunicação Digital |