XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:DT4-AV.1781-1


DT4: DT 4 – NP Audiovisual

A BARREIRA ESTÉTICO-PRODUTIVA NO CINEMA BRASILEIRO

Bruno Bueno Pinto Leites (Universidade do Vale do Rio dos Sinos)

Resumo

O trabalho é um esforço de análise do modo de financiamento do cinema brasileiro sob a luz do conceito de barreira estético-produtiva, proposto por Brittos (2004), e dos padrões tecno-estéticos popular e dos meios de financiamento (divisão elaborada e proposta neste trabalho). O primeiro corresponde àquele conjunto popularmente hegemônico, enquanto o segundo designa o padrão sobressalente dentre os agentes que financiam a produção. O trânsito do Cinema Novo nos anos 1960 foi analisado sob esta perspectiva, com o intuito de produzir reflexões norteadoras para a compreensão da਍ഀ realidade atual da produção cinematográfica brasileira, ambiente marcado pela pluralidade de agentes que atuam na construção desta barreira estético-produtiva.


Palavras-chave:  padrão tecno-estético, barreira estético-produtiva, cinema, cinema brasileiro, Cinema Novo
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