IJ: Intercom Júnior - Jornalismo PROGRAMA LER E PENSAR DO INSTITUTO RPC: ഀ
A CONSTRUÇÃO DA CIDADANIA E A FORMAÇÃO DE LEITORES ഀ
Heloisa de Oliveira Garrett (Universidade Positivo)
ResumoResumo: Muito se discute sobre a formação de leitores e a sobrevivência dos meios jornalísticos impressos. A proposta desta pesquisa é analisar o trabalho realizado dentro do Programa Ler e Pensar, mantido pelo do Instituto RPC, da Rede Paranaense de Comunicação, por meio do qual alunos das redes pública e privada de ensino têm acesso ao jornal Gazeta do Povo, periodicamente, na sala de aula, aliando a leitura do periódico às atividades pedagógicas. Parte-se da hipótese de que os jovens não têm o hábito da leitura diária de jornais impressos e o objetivo é analisar se o projeto, que pretende incentivar a leitura e a interpretação da realidade, cumpre sua meta. Nesta primeira etapa da pesquisa foi desenvolvido um trabalho de campo com foco na produção do material de apoio às atividades em sala de aula e aplicado um questionário com os produtores desse material. Palavras-chave: jornal impresso, hábito de leitura, escola, estudantes, cidadania |