XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:DT6-CU.1811-1


DT6: DT 6 – NP Comunicação e Culturas Urbanas

ENTRE A POLITIZAÇÃO DO CONSUMO E A COMODIFICAÇÃO DO POLÍTICO: QUANDO O ATIVISMO INVADE O MERCADO

Taiane Cristine Linhares Pinto (Escola de Comunicação da UFRJ)

Resumo

Prática central na sociedade contemporânea, o consumo não é apenas um instrumento de constituição identitária. É cada vez mais comum a ação nesse campo como forma de promover valores socioambientais, fenômeno chamado de “consumo político”, termo recorrente em pesquisas européias e norte-americanas sobre o tema. A ação política através do consumo, caracterizada, sobretudo, pelo boicote e pela compra de produtos “ecológica e eticamente corretos”, enfrenta, no entanto, o sério risco de decompor-se em um ato irrefletido de “consumismo consciente”. É preocupação fundamental discutir os limites da tênue fronteira entre a politização do consumo e a comodificação do político. O estudo de caso do veganismo – estilo de vida que defende o boicote a itens de origem animal – põe em questão a problemática coexistência de ética e mercado.


Palavras-chave:  Consumo, Identidade, Boicote, Ética, Veganismo
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