IJ: Intercom Júnior – Comunicação, Espaço e Cidadania O PODER E O PAPEL DA COMUNICAÇÃO MIDIÁTICA MEDIANTE O DESENVOLVIMENTO REGIONAL Carina Hörbe Weber (Universidade de Santa Cruz do Sul)
ResumoEste artigo tem como objetivo analisar de que forma a comunicação, esta enquanto mediadora das relações entre as esferas do social, da economia, da política e da cultura, interfere no comportamento dos indivíduos no que tange à sociabilidade humana e à atribuição de significações perante o contexto público-social. Os novos contornos que derivam da expansão tecnológica traçam diferentes paralelos que requerem mudanças nas relações entre emissor-receptor, ao se voltarem à cidadania em meio à construção da realidade social. Os veículos de referência regionais têm fomentado a inclusão participativa do leitor e o agendamento público-midiático. Ao empregarem estratégias que provêm do popular esses meios incentivam a ocorrência do jornalismo cidadão. O resultado está relacionado ao desenvolvimento e aos novos rumos do jornalismo. Palavras-chave: agenda setting, comunicação midiática, cidadania, desenvolvimento regional, cultura da mídia |