XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:DT8-PC.1874-1


DT8: DT 8 – GP Políticas de Comunicação e Cultura

OS OBSERVATÓRIOS DE MÍDIA E A IDEOLOGIA DA DEMOCRATIZAÇÃO DA COMUNICAÇÃO

Patrícia dos Santos da Cunha (UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO)

Resumo

O presente artigo é resultado de um estudo sobre os objetivos e as missões de 77 observatórios de mídia localizados em 23 países. Através desse estudo, buscou-se mapear os fundamentos ideológicos que norteiam as práticas e impulsionam a criação e a manutenção dos observatórios. O conceito de ideologia foi trabalhado em sua acepção neutra indicando um conjunto de representações que, mobilizadas, embasam suas práticas e fortalecem sua identidade de grupo. Além disso, foi trabalhada a questão da inserção dos observatórios de mídia em um grupo social maior: o movimento pela democratização da comunicação.


Palavras-chave:  Observatórios de mídia, ideologia, democratização da comunicação, movimentos sociais
਍ഀ