XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:GP-RP.1883-1


DT3: DT 3 - GP Relações Públicas e Comunicação Organizacional

A PERCEPÇÃO DO FENÔMENO DA INFORMAÇÃO ORGANIZACIONAL: UMA MEDIDA POSSÍVEL A PARTIR DO HIPERTEXTO E DA AUTOPOIESE

Adriana Locatelli Bertolini (Universidade de Caxias do Sul)

Resumo

A comunicação organizacional na contemporaneidade assume um papel de destaque no qual a informação é fundamental para a tomada de decisões. A dificuldade é então de localizar e seriar as boas informações (DOU, 1995), o que pode se realizar com a aplicação de metodologias como a de inteligência estratégica. Assim, o objetivo deste estudo foi avaliar o nível de percepção do fenômeno da informação, a partir dos princípios do hipertexto e da autopoiese, utilizando uma escala baseada em dois grandes eixos: a informação nas organizações e as etapas do processo de inteligência estratégica. Os dados foram coletados através de uma pesquisa tipo survey, com amostra composta por 250 empresas do setor moveleiro do Rio Grande do Sul. Os resultados indicam a existência de associação entre a percepção dos fenômenos da informação e a estruturação dos processos de inteligência estratégica.


Palavras-chave:  Comunicação organizacional, informação, inteligência estratégica, escalas
਍ഀ