XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:DT8-PC.1887-1


DT8: DT 8 – GP Políticas de Comunicação e Cultura

PROGRAMA POVO NA TV DA TVE-ES COMO ESTRATÉGIA DE COMUNICAÇÃO PÚBLICA

Francisca Selidonha Pereira da Silva (CENTRO UNIVERSITÁRIO VILA VELHA)

Resumo

O Programa jornalístico da TVE/ES “Povo na TV”, veiculado de 1991 até 1994, foi inovador pela interatividade e jornalismo comunitário. Objetivo é analisar se esse programa, usado como estratégia de comunicação pública, conseguiu aproximar o governador Albuíno Azeredo da população carente, que o elegeu, e melhorar sua imagem. Com base em Pierre Bourdieu(1996), George Balandier(1981), Jünger Habermas(1984), Jorge Duarte(2007) e Gramsci(1979), concluímos que as comunidades carentes descobriram nesse espaço uma forma de transpor a burocracia e chegar às autoridades para pressioná-las por melhorias nos bairros. O programa tornou-se uma praça pública midiática. Porém, o governador não atingiu o seu objetivo de melhorar a sua imagem pública junto aos excluídos e não conseguiu mais se reeleger para outro cargo público.


Palavras-chave:  Poder, comunicação pública, espaço público midiático
਍ഀ