DT5: DT 5 - GP Cibercultura COMUNICAÇÃO MEDIADA POR COMPUTADOR E NEWSMAKING: O CASO DO BLOG DA PETROBRASഀ
Marcelo Ruschel Trásel (Pontifácia Universidade Catálica do RGS)
ResumoO desenvolvimento das tecnologias de comunicação mediada por computador ഀ
enfraquece o monopólio da mÃdia de massa sobre a circulação de notÃcias, conferindo à s fontes jornalÃsticas a capacidade de passar ao largo da imprensa para divulgar suas informações. A análise do caso do blog Fatos e Dados, criado pela Petrobras como estratégia de relações públicas para proteger a imagem da companhia, objeto de uma Comissão Parlamentar de Inquérito do Senado Brasileiro, permite identificar tensões introduzidas nas rotinas produtivas do jornalismo por esses novos processos comunicacionais. O caso levanta problemáticas no relacionamento dos jornalistas com suas fontes e a necessidade de reavaliação dos valores-notÃcia, especialmente aqueles ligados à temporalidade especÃfica do jornalismo e à concorrência. Palavras-chave: jornalismo, newsmaking, petrobras, blog, internet |