XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:IJ-DT6.1929-1


IJ: Intercom Júnior – Interfaces Comunicacionais

A PERCEPÇÃO DA IDENTIDADE HOMOAFETIVA EM TELENOVELAS:਍ഀ AS RECEPÇÕES MASSIVA E DA AUDIÊNCIA FOLK EM PERSPECTIVAS COMPARADAS਍ഀ

Guilherme Moreira Fernandes (Universidade Federal de Juiz de Fora)

Resumo

Este trabalho – a partir dos pressupostos teóricos da Folkcomunicação – busca analisar os diferentes modos de receber a mensagem midiática por parte de grupos massivos e de audiências específicas, em questões relativas à identidade homoafetiva projetada pelas telenovelas. Com base numa pesquisa de opinião sobre a homossexualidade e num grupo focal, procura-se entender de que modo a representação da homoafetividade na televisão impacta a construção das identidades e dos valores destes grupos. Nessas pesquisas, aponta-se que há uma dicotomia na recepção: enquanto o grupo de cultura contra-hegemônica formado pelos homossexuais enfatiza a não afetividade entre os casais das diversas tramas da rede Globo, o grupo massivo, apesar de aprovar os personagens na trama, majoritariamente se coloca contra formas explícitas de afeto, como o beijo entre personagens de mesmo sexo.਍ഀ ਍ഀ


Palavras-chave:  Folkcomunicação, Estudos da Recepção, Telenovela, Identidade, Homoafetividade
਍ഀ