XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:DT4-RM.1931-1


DT4: DT 4 – GP Rádio e Mídia Sonora

COMO JOVENS JORNALISTAS OUVEM RÁDIO

Marcelo Kischinhevsky (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro)

Resumo

O presente artigo sistematiza as primeiras conclusões de levantamento sobre hábitos de consumo de conteúdos radiofônicos entre estudantes de Jornalismo da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Foram ouvidos 118 jovens das mais diversas classes sociais, com formatura prevista para o ano de 2009, sobre sua relação com o meio e sua adesão às novas plataformas digitais. Os resultados evidenciam algumas das profundas transformações nos usos do rádio ao longo da última década, com a chegada de canais de distribuição como a telefonia móvel e as novas modalidades de radiodifusão via internet, que possibilitam a formação de audiências online.


Palavras-chave:  Rádio, Jornalismo, Usos dos Meios, Consumo Cultural, Recepção
਍ഀ