IJ: Intercom Júnior – Interfaces Comunicacionais PROGRAMA SHOW DA FÉ: DISCURSO HÍBRIDO ENTRE O RELIGIOSO E O MIDIÁTICO Camila Klein Severo (Centro Universitário Franciscano); Viviane Borelli (Centro Universitário Franciscano)
ResumoVive-se hoje um crescente processo de midiatização das instituições. Nesse contexto, buscamos examinar a relação entre mídia e religião, com ênfase na expressão da religiosidade através de um conjunto complexo de ações, constituídas enquanto tal através de processos de enunciação via dispositivos midiáticos. O objeto de análise é o ഀ
programa Show da Fé, principal ação midiática da Igreja Internacional da Graça de Deus, que possui também canal próprio de televisão, um jornal impresso, duas revistas, ഀ
gravadora musical, editora e site. A partir de observações, notou-se que o enunciador central, o missionário R.R. Soares, faz uso de algumas estratégias, como hibridizar o seu ഀ
discurso, apresentar testemunhos exemplares e propor uma fidelização financeira. Palavras-chave: Midiatização, dispositivo, televisão, campos sociais, Show da Fé |