XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:IJ-DT7.1960-1


IJ: Intercom Júnior – Comunicação, Espaço e Cidadania

“NÃO, ELES NÃO SÃO GAYS...ELES SÃO...FOFOS!” ਍ഀ A REPRESENTAÇÃO DA NOVA MASCULINIDADE NA MÍDIA

Bárbara Morsch Lipp (Universidade de Caxias do Sul)

Resumo

O presente artigo apresenta resultados parciais da pesquisa “Nem Narciso, nem Don Juan: a representação da nova masculinidade na televisão” (UCS). A masculinidade é uma construção social e nessa perspectiva, o objetivo desse trabalho, bem como as reflexões sobre o gênero e representações, aqui abordadas, tendem a provocar a reflexão sobre o ideal hegemônico de masculinidade que perpassa os produtos midiáticos como os magazines femininos contemporâneos. Utiliza como fundamentos a Análise Crítica do Discurso, a Teoria Social da Mídia, os Estudos Culturais e os Estudos de Gênero. O processo metodológico, nesta fase da pesquisa, esta sendo construído a partir da análise da relação entre a linguagem verbal e não verbal. A reportagem utilizada como objeto de análise foi “Mulher procura homem fofo” da Revista Cláudia do mês de maio de 2009.


Palavras-chave:  Representação, 'nova' masculinidade, discurso, gênero
਍ഀ