XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:DT5-CI.1966-1


DT5: DT 5 - GP Cibercultura

A REPRESENTAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE COMUNICAÇÃO NO TWITTER: ANÁLISE DOS PERFIS DE MARCELO TAS E EDNEY SOUZA

Gilberto Balbela Consoni (Universidade Federal do Rio Grande do Sul); Erika Oikawa (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar a apropriação que os profissionais de comunicação fazem do serviço de micropostagem Twitter para representar o seu perfil nas redes sociais online e verificar quais os valores construídos a partir dessas representações. Centramos nossas análises no perfil de um profissional da mídia de massa e de um profissional micromidiático digital (PRIMO, 2008a), representados, respectivamente, pelo apresentador Marcelo Tas, do Programa CQC da Band, e por Edney Souza, blogueiro profissional de renome no Brasil. Através de uma Análise de Conteúdo de dois mil tweets (postagens), fizemos uma tabulação cruzada quantitativamente do conteúdo das mensagens, dos retweets (RT) e dos tipos de links encontrados para obtermos resultados qualitativos dos dados.


Palavras-chave:  representação, reputação, redes sociais, micropostagem, Twitter
਍ഀ