IJ: Intercom Júnior - Comunicação Audiovisual A REPRESENTAÇÃO DA IDENTIDADE DE MASCULINO PELO DISCURSO DO PROGRAMA “HOJE EMഀ
DIA” DA REDE RECORD: UM ESBOÇO Daniela Polla (Universidade Federal de Santa Maria)
ResumoEsta análise origina-se do projeto de TCC apresentado por mim ao Curso de Jornalismoഀ
do CESNORS-UFSM. Constitui-se em um estudo piloto da representação de masculinoഀ
como público alvo do programa “Hoje em Dia” da Rede Record de Televisão, peloഀ
discurso das cabeças das matérias. O estudo é feito com base na Análise Crítica doഀ
Discurso, de acordo com o modelo tridimensional de análise de Fairclough. Entre osഀ
resultados da análise de um episódio da atração temos que o masculino não éഀ
explicitamente representado como público alvo do programa, o que existe é uma visãoഀ
geral de público que é, ao mesmo tempo, masculino e feminino. Palavras-chave: Análise de Discurso, Representação, Masculino |