XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:IJ-DT4.1992-1


IJ: Intercom Júnior - Comunicação Audiovisual

A REPRESENTAÇÃO DA IDENTIDADE DE MASCULINO PELO DISCURSO DO PROGRAMA “HOJE EM਍ഀ DIA” DA REDE RECORD: UM ESBOÇO

Daniela Polla (Universidade Federal de Santa Maria)

Resumo

Esta análise origina-se do projeto de TCC apresentado por mim ao Curso de Jornalismo਍ഀ do CESNORS-UFSM. Constitui-se em um estudo piloto da representação de masculino਍ഀ como público alvo do programa “Hoje em Dia” da Rede Record de Televisão, pelo਍ഀ discurso das cabeças das matérias. O estudo é feito com base na Análise Crítica do਍ഀ Discurso, de acordo com o modelo tridimensional de análise de Fairclough. Entre os਍ഀ resultados da análise de um episódio da atração temos que o masculino não é਍ഀ explicitamente representado como público alvo do programa, o que existe é uma visão਍ഀ geral de público que é, ao mesmo tempo, masculino e feminino.


Palavras-chave:  Análise de Discurso, Representação, Masculino
਍ഀ