XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:IJ-DT4.1999-1


IJ: Intercom Júnior - Comunicação Audiovisual

PROGRAMA "HOJE EM DIA": A REPRESENTAÇÃO DA NOVA MASCULINIDADE NA TELEVISÃO

Ísis Laroque Cornelli (Universidade de Caxias do Sul); Janine Aparecida Bastos Stecanella (Universidade de Caxias do Sul); Lucas Guarnieri (Universidade de Caxias do Sul); Najara Ferrari Pinheiro (Universidade de Caxias do Sul)

Resumo

Este trabalho apresenta resultados parciais da pesquisa “Nem Narciso, nem Don Juan: a representação da nova masculinidade na televisão” (UCS). O objetivo dessa investigação é discutir sobre a representação da 'nova' masculinidade na TV. As discussões aqui apresentadas tendem a provocar a reflexão sobre o ideal hegemônico de masculinidade que perpassa os produtos culturais populares como os programas veiculados pela televisão aberta. Os fundamentos são: a Análise Crítica do Discurso, a Teoria Social da Mídia, os Estudos Culturais e os Estudos de Gênero. O processo metodológico esta sendo construído a partir da gravação de programas que constituem o corpus, e na análise da produção de sentidos, considerando a articulação entre texto e as práticas discursivas. O programa selecionado para esta investigação é o “Hoje em dia” inserido na grade de programação matinal da Rede Record.


Palavras-chave:  gênero, representação, masculinidade
਍ഀ